O que é Txid?

O Txid significa identificação de transação. Ele é representado por uma sequência de números e letras. O Txid sempre é gerado após uma operação ser realizada na Blockchain.

A partir do Txid, é possível descobrir o input (quem enviou) e o output (quem recebeu). Assim como o comprovante impresso do banco, o Txid serve para atestar que uma operação foi realizada. Por não conter informações confidenciais, o código pode ser partilhado.

Como encontrar um ID

Depois de realizar uma transação envolvendo bitcoins, é possível consultar os detalhes na própria Blockchain. Para isso, é necessário:

  • entrar em algum buscador da Blockchain ou em outro explorador público da rede;
  • o usuário deve inserir alguma informação relacionada com a transação de bitcoin efetuada, como o endereço ou o hash de um bloco;
  • depois de fazer a busca, irão aparecer transações associadas com os dados disponibilizados, das mais atuais até às mais antigas;
  • para ganhar agilidade, vale a pena utilizar atalhos para fazer a busca. No Windows, o usuário pode clicar simultaneamente em Ctrl + F. No macOS, o atalho é Command + F;
  • depois de encontrar a transação, o Txid será mostrado como uma série de números e letras na barra cinza, que aparece acima do valor da operação,
  • para mais detalhes, basta clicar no link do identificador da operação.

Como acelerar as transações

Por causa do aumento de usuários da Blockchain, a rede já esteve congestionada. Isso fez com que boa parte das transações fiquem presas, demorando horas e até dias para serem confirmadas.

Para quem ainda não enviou a transação, a solução mais óbvia é aumentar o valor da taxa. Quando não havia tantos usuários na rede e, portanto, concorrência, o preço por operação era fixado em 0,1 mBTC. Mas, agora, quem paga a mais tem prioridade.

Há sites, como o bitcoinfees.earn.com, que indicam qual deve ser a taxa de acordo com o satoshi/byte. Essa ferramenta também permite visualizar quanto tempo a operação irá demorar.

Além disso, é possível optar por carteiras mais dinâmicas. Nessas, as taxas são calculadas automaticamente, para que a transação seja inserida em um dos blocos seguintes.

Aceleradores de transações

O ViaBTC é um dos aceleradores mais conhecidos. Por uma taxa de 0,0001BTC / KB, o usuário faz com que a transação seja incluída no próximo bloco minerado do pool.

Além desse, o Samourai Wallet também tem um recurso, o Bitcoin Afterburner, que ajuda a impulsionar as transações que estão presas. O desbloqueio da transação custa a taxa cobrada pelos mineradores mais US$ 5,99.

Voltar para posts

A revolução financeira é para todos.
Cadastre-se no Quantum!

ABRIR MINHA CONTA