Indicadores importantes para as criptomoedas: Market Cap

O Market Cap (capitalização de mercado) é sem sombra de dúvidas o indicador mais utilizado e também o mais controverso de todo o mercado de criptomoedas.

Se você já é minimamente familiarizado com o mercado de cripto, você provavelmente já acessou o site Coin Market Cap, que informa a capitalização de mercado das principais criptomoedas em circulação.

O que é Market Cap?

A capitalização de mercado é um indicador utilizado há muito tempo no mercado de ações, pois ele indica o valor total de mercado de uma empresa, permitindo comparar os valores de diferentes empresas.

Ele facilita também a comparação da performance da própria empresa ao longo de seu histórico: de maneira geral se o market cap de uma empresa aumenta, excetuando-se cenários de alta especulação, isso significa que sua performance melhorou.

Para calculá-lo, basta multiplicar o número de ativos em circulação pela atual cotação. Esse indicador pode ser muito útil, entretanto de fato há alguns pontos problemáticos, conforme explicaremos neste artigo.

Qual o seu papel com as criptomoedas?

No mercado de criptomoedas a indubitável utilidade do market cap é indicar a dificuldade da valorização de uma criptomoeda.

Por exemplo, é muito mais fácil observar um crescimento de 200% no valor de mercado de uma moeda cujo market cap é de US$ 100 mil do que em uma moeda cujo market cap ultrapassa os 50 bilhões de dólares, pois para que isso ocorresse seria necessária a entrada de uma quantia muito maior de investimento.

Entretanto, é claro, essa valorização não depende somente do market cap: nenhuma criptomoeda é igual e tanto a tecnologia quanto a especulação em torno de um projeto têm um importante papel na valorização de criptoativos.

A maioria dos projetos no mercado de criptomoedas são bastante ambiciosos: descentralização do dinheiro, garantia de anonimato em transações e criação de aplicativos descentralizados são apenas algumas das promessas realizadas por alguns projetos.

Se essas promessas conseguirem de fato serem cumpridas, um market cap de 300 bilhões de dólares pode ser até um valor pequeno: o céu é o limite.

Porém a realidade é que a maior parte dos projetos ainda se encontram em fase embrionária, com grande parte de sua valorização decorrente meramente de especulação. Dessa forma, utilizar o market cap para determinar o potencial de uma criptomoeda pode ser problemático.

Outro problema é que criptomoedas não são empresas: elas não distribuem dividendos, não possuem patrimônio e, de maneira geral, não conferem ao portador nenhum poder de voto sobre o sistema.

Ao utilizar o market cap como uma estimativa do valor total da rede de uma criptomoeda, também surge outro obstáculo, que é o valor realizado. Para exemplificar, suponhamos que uma criptomoeda esteja sendo negociada a 300 dólares atualmente.

Porém boa parte dos seus portadores investiram quando ela custava menos de dez dólares. Isso significa que poderiam vendê-la a 100 dólares e ainda ter um excelente rendimento.

Poderia-se argumentar que isso também afeta o mercado de ações, mas a realidade é que por mais que uma ação possa se valorizar no longo prazo, geralmente criptomoedas passam por valorizações exponenciais em curto prazo.

Por isso pode ser interessante se atentar ao valor de realização de compra, para conseguir estimar quanto de fato há investido em uma criptomoeda.

Outra consideração a ser levada em conta é que muitas criptomoedas não têm pares de troca com dólares americanos (USD), mas apenas com outras criptomoedas como o Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).

Dessa forma, o market cap dessas moedas é muito mais instável do que aquelas pareadas com o dólar, pois além de estarem sujeitas à oscilações de oferta e demanda, também estão sujeitas às oscilações de preço do Ether e do Bitcoin.

Portanto, ainda que o market cap seja um indicador importante, capaz de fornecer alguns insights para o valuation de criptomoedas, ele nunca deve ser considerado sozinho, utilizando sempre um vasto arcabouço de outros indicadores para lhe auxiliar na tomada de decisão.

Voltar para posts

A revolução financeira é para todos.
Cadastre-se no Quantum!

ABRIR MINHA CONTA