Comunicado oficial do dia 18/09/2019


Continuamos com o foco total para resolução dos desafios que estamos enfrentando. Abaixo respondemos as principais dúvidas enviadas pelos clientes e também compartilhamos o relatório e vídeo que mostram nosso saldo em nove contas em três exchanges em que operamos.

1) Existe algum problema operacional da empresa? Há um problema no compliance do Atlas?

R: Nossas operações seguem normalmente à exceção dos saques, que estamos processando em ritmo reduzido devido ao bloqueio das contas nas exchanges em que operamos. Em paralelo estamos adequando nossas práticas de compliance às exigências das exchanges para desbloquear as contas o quanto antes.

2) Qual a importância do KYC?

R: Neste ano houve uma movimentação mundial para intensificar políticas contra lavagem de dinheiro, e por isso as exchanges internacionais de criptomoedas adotaram as melhores práticas dos mercados tradicionais. Dentre elas, o procedimento de conhecer o cliente (KYC) e a transação (KYT) de forma que assegure a idoneidade da origem dos bitcoins depositados nas plataformas.

3) Existe alguma previsão para a normalização dos saques?

R: Estamos em fase de implementação das soluções exigidas pelas exchanges, e não temos um prazo para restabelecer o processamento de saques. Reforçamos que nosso time está 100% focado para que a normalidade seja restabelecida o quanto antes.

4) O que garante ao mercado que o Atlas seja uma empresa idônea?

R: Nós não temos nenhum programa de referral, indicação ou algo que caracterize marketing multi-nível, muito comum em esquemas fraude financeira. Nesse sentido, nunca garantimos rendimentos fixos, tendo em vista que nosso produto principal é a arbitragem automatizada de alta frequência. Sempre deixamos claro que pela natureza do nosso produto e do mercado, a renda é variável podendo, inclusive, ter dias com a rentabilidade negativa, apesar de trabalharmos arduamente para que isso não aconteça. 

5) O Atlas está prometendo uma rentabilidade extra, um prêmio, para quem mantiver os btcs na plataforma? De onde vem essa rentabilidade?

R: Não distribuímos rentabilidade extra aos clientes. Oferecemos um desconto na taxa de performance dos dias em que os saques não são processados. Com essa prática estamos apenas abrindo mão da nossa parte para criar um incentivo sustentável aos nossos clientes.

6) Se os fundos estão bloqueados, como o Atlas continua operando arbitragem?

R: O rebalanceamento de carteira não é fundamentalmente necessário para a realização de arbitragem, sendo possível realizar a arbitragem triangular sem para isso precisar movimentar os fundos entre corretoras.



7) O que motivou a saída dos diretores?

R: Fizemos alguns ajustes no time de acordo com decisões estratégicas da empresa e sem que afetasse nossas operações.

8) Sobre o relatório de auditoria, qual a diferença de um PPA para uma auditoria?

R: Auditoria é um processo contábil realizado por empresas de auditorias externas independentes, devidamente cadastradas no Conselho Regional de Contabilidade, onde é emitida uma opinião (positiva ou negativa) de acordo com a adequabilidade dos processos contábeis existentes na empresa auditada. As empresas registradas como S.A.s (Sociedades Anômimas) seja de capital aberto ou fechado, estão obrigadas (por força de lei) a serem auditadas. Não somos uma empresa de capital aberto, então realizamos um Procedimento Previamente Acordado  (PPA) com elementos baseados em Normas Brasileiras de Contabilidade para avaliar os ativos e passivos da empresa trimestralmente de maneira similar a uma auditoria. Esse modelo de relatório também é o que melhor atende aos questionamentos do mercado e clientes sobre comprovação de custódia de BTC.

9) No relatório do PPA mostra quantos bitcoins o Atlas tem, mas quantos bitcoins o Atlas deve? O saldo é positivo ou negativo?

R: O nosso balanço entre ativos e passivos é positivo, o que significa que temos mais bitcoins em custódia que devemos aos clientes, isso se dá porque também operamos com capital próprio. 

No link abaixo compartilhamos nosso relatório de auditoria interna que comprova essa relação entre passivos e ativos:

Auditoria Interna - 02 de agosto de 2019


10) Porque a Grant Thornton não se manifestou e porque o relatório do PPA não foi disponibilizado de maneira pública? Porque o cliente precisa ir até o Atlas para vê-lo?

R: Não podemos disponibilizar publicamente o relatório do PPA realizado pela Grant Thornton por questões contratuais. Assim como outras empresas do setor, a GT não pode se manifestar publicamente sobre detalhes de procedimentos contratados por clientes. A GT confirma a contratação do serviço e o relatório está disponível a qualquer investidor em nossa sede

11) Porque a Grant Thornton foi escolhida ao invés de uma Big Four?

R: Buscamos pelas melhores empresas de auditoria para a realização do PPA. 

A Grant Thornton é uma das principais empresas multinacionais de auditoria pioneira em procedimentos de auditoria em ativos digitais, tendo capital aberto, bilhões de dólares em valuation e reconhecida internacionalmente. 

12) No PPA há a informação de operação em oito exchanges, e o Atlas indicou que o saque atrasado se deu por problemas de KYC. O problemas ocorreu em todas as exchanges?

R: No início do mês de agosto nosso algoritmo de arbitragem encontrou melhores oportunidades de rendimento em três das exchanges em que operamos (Poloniex, Gate.io e HitBTC). Para oferecer maior rentabilidade aos nossos investidores, concentramos uma quantia considerável de nosso saldo nestas exchanges.

Quando recebemos a notificação da CVM proibindo a realização da oferta pública de arbitragem (13/08/19), desencadeou uma onda de saques em nossa plataforma. Ao notarem o volume atípico das movimentações, as três exchanges que estavam com a documentação em análise bloquearam as solicitações de retiradas.

13) Como está a situação da CVM?

R: Realizamos algumas reuniões com a CVM para discutir sobre a notificação, e estamos trabalhando em conjunto com o regulador e aguardando novo parecer da autarquia.

_

Visando oferecer maior transparência aos nossos clientes, o vídeo abaixo mostra nosso saldo em nove contas de três exchanges em que operamos:



Voltar para posts

A revolução financeira é para todos.
Cadastre-se no Quantum!

ABRIR MINHA CONTA