Cold Wallet: O que é, Quais suas Vantagens e Mais

A cold wallet consiste em um tipo de carteira capaz de armazenar as chaves públicas e privadas de Bitcoins e outras criptomoedas. Ela não tem conexão com a internet, o que a faz ser considerada mais segura. Essa característica explica por que a cold wallet costuma ser usada para “hold”.

Existem basicamente dois tipos de armazenamento frio: de hardware e de papel. Desse modo, é importante conhecer esses modelos de carteira e os dispositivos disponíveis para fazer a melhor escolha.

Carteira de hardware

A carteira de hardware (hardware wallet) é um dispositivo físico, que geralmente é em USB. Para realizar uma transação, o usuário deve confirmá-la por meio de um botão. Por questões de segurança, recomenda-se só comprar um hardware que nunca tenha sido usado.

Outra medida que os donos de hardware precisam tomar é fazer o backup. Os dados da restauração devem ser mantidos em local seguro. Assim, caso a carteira seja perdida ou danificada, será possível recuperar as chaves privadas.

Há algumas marcas já consolidadas no mercado de carteiras hardware. São elas:

Carteira de papel

A carteira de papel é o jeito mais simples e seguro de armazenar as chaves. Ela consiste em imprimir as chaves públicas e privadas, guardando-as em um local seguro. Essa impressão é gerada por um código QR, que será usado para verificar as transações.

Na paper wallet, o armazenamento é considerado seguro porque o usuário tem controle total. Não há qualquer chance dos dados serem hackeados ou invadidos, pois eles estão em um pedaço de papel. Porém, a segurança com esse escrito deve ser ainda mais rigorosa, tanto para evitar roubos quanto esquecimentos de onde guardou.

Cold wallet x hot wallet

A principal diferença entre cold e hot wallet é com relação à internet. Na prática, essa característica faz com que a hot walleta seja uma carteira mais prática para o uso no dia a dia. Já as cold wallets funcionam como um cofre, isto é, para um armazenamento a médio e longo prazo.

Apesar de as carteiras frias serem mais seguras, as quentes podem ser usadas normalmente. Nos dois casos, os usuários precisam tomar uma série de medidas para garantir mais segurança.

Entre as hot wallets mais comuns estão as on-line, que podem ser acessadas por qualquer dispositivo. Há ainda modelos móveis e desktop em que basta baixar um aplicativo para fazer o armazenamento das chaves.

Conclusão

Tanto a cold quanto a hot wallet têm vantagens e desvantagens. Por isso, há quem utilize os dois tipos. A hot permite acessar o dinheiro com mais facilidade, enquanto a cold é ideal para um armazenamento mais prolongado.

Voltar para posts

A revolução financeira é para todos.
Cadastre-se no Quantum!

ABRIR MINHA CONTA